sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Relações e corelações entre Filosofia e Física


Heráclito, Lao tzé e a Física Quântica:
O universo auto-organizado
Heráclito ( 544 a.c – 484 a.c ) nasceu na cidade grega de Éfeso e pertencia á alta aristocracia . pensador pré –socrático que se desenvolveu o conceito de verdade universal chamada logos o principio de unificação e da harmonia que regem o universo. Achava que todas as coisas eram fatos de um única e permanente substancia, relacionado aos quatros elementos terra, ar, fogo e água. Para Heráclito o fogo é o que representava melhor o sentimento primordial da natureza, uma chamada acesa em constante transformação. O conhecimento das coisas estava na busca intima de cada pessoa. Algumas frases ficaram de sua autoria sintetizam bem claramente este ordenamento cósmico:
“ninguém consegue entrar duas vezes no mesmo rio”
“tudo no universo flui nada permanece”
“A vida e a morte, a vigília e o sono a mocidade e a velhice são a mesma coisa. Uma transforma-se na outra, e esta volta a ser o que era primeiro, numa constante fluidez.”
O pensamento de Heráclito assemelha ao de Lao Tzé (Lao-Tsé 1324 a.c- 1408 a.c foi um importante filósofo da China antiga. Conhecido como o autor do "Tao Te Ching", a obra basilar da filosofia taoísta ) percebe-se uma clareza em seu pensamento que muito se aproxima da integridade do pensamento dos taoistas. Os três intuitos cósmicos demonstram na pluralidade do saber, que se adquire através das ferramentas como dedicação, disciplina e perseverança para gerar uma bagagem de experiências físicas, mentais e espirituais por intermédio da busca de aperfeiçoar-se aumentando o nível da habilidade ao “estado de arte”. Através deste “estado de arte” que perpassa todas as áreas da especialização humana. Mas cada área possui características que as diferencia das demais. Através da intuição que origina a base necessária para interferir no Tao onde se encontra o “estado de arte”. Tao é universal, flui como as águas de um rio, desde sua nascente até o mar, produz com sua fluidez transformações no seu leito e nas suas margens. Podemos expressar sua concepção política em termos científicos . é como a menor partícula do cosmos, e o seu menor reduzido de sua liberdade e imensa tolerância. Então a democracia Tao é a micro partícula , ou seja, é sua menor expressão política que mantém a igualdade com o todo integrando, onda e partícula. Portanto, devemos lembrar que a proposta do Tao é a possibilidade de articulação que envolve um mesmo construto teórico para grandes e pequenas escalas. Assim como a teorias cientifica que envolve a articulação da teoria da relatividade geral com a física quântica. Teoria cientifica que propondo uma dinâmica triangulação casual que permita conciliar o macro com o micro. Esta triangulação dinâmica casual permitiria que partículas individuais minúscula do espaço-tempo se auto-organizam. A partir disso pode emergir um espaço-tempo multi- dimensional o resultado seria universo semelhantes mas não iguais ao nosso e como as águas de um rio estão em constante mudança no seu eterno e incessante processo de reorganização .
Em direção a um universo que se auto-organiza : O que poderíamos avançar a partir destas aproximações?
Primeiramente, ganhamos elementos para pensarmos o universo enquanto um grande processo de auto-organização. A relação entre estes dois filósofos e as teorias físicas atuais, abre a possibilidade de criticar as petrificações teóricas em todos os campos do conhecimento humano ( filosofia, sociologia, arte e ciências exatas ), afirma que a todos funcionam da mesma maquina auto-organizativa constituída por atratores estranhos, que são processadores das transformações que acontecem em vários níveis de realidade no espaço –tempo.
Enio Jauar

Nenhum comentário:

Postar um comentário